Após um estudo, percebe-se que o transporte no Brasil enfrenta diversos desafios, como: o congestionamento urbano, impulsionado pelo aumento de veículos, sobrecarrega a infraestrutura, resultando em maiores tempos de viagem e aumento da poluição. Além disso, a segurança no trânsito é uma preocupação constante, especialmente no transporte rodoviário, onde o erro humano e a infraestrutura inadequada são causas frequentes de acidentes. No setor de logística, a necessidade de monitoramento em tempo real, planejamento de rotas e controle de custos operacionais representa desafios contínuos. De acordo com os obstáculos sendo traçados pela sociedade no cenário citado meu grupo chegou a conclusão de que seria interessante pensar em uma proposta de inovação, onde a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel crucial na resolução de problemas de mobilidade urbana, segurança no trânsito e eficiência logística. Desta forma, analisamos o potencial da IA em transformar as cidades e otimizar os deslocamentos. No entanto, sabemos que essa transição exige uma abordagem cuidadosa, com foco em segurança, sustentabilidade e respeito aos direitos dos cidadãos. Felizmente, a IA pode oferecer soluções poderosas para muitos desses problemas, com isso, planejamos 3 soluções para o aperfeiçoamento na área de transportes. I- A otimização de rotas em tempo real por meio de algoritmos de IA, por exemplo, pode melhorar a eficiência e reduzir a pegada de carbono dos veículos. II- A introdução de veículos autônomos também promete uma revolução no setor, minimizando o erro humano e reduzindo congestionamentos. III- Além disso, a IA pode contribuir para um transporte mais sustentável ao planejar rotas que economizam combustível e reduzem emissões de CO₂. Desta froma, a Move IA, contribuiria para diversos aspectos que os problemas que o trânsito pode causar.
top of page
Boas-vindas à Consulta Pública sobre Inteligência Artificial no Brasil.
A primeira fase da Consulta Pública chegou ao fim, mas você ainda pode participar da conversa! Todas as contribuições enviadas até o dia 02 de dezembro de 2024 foram analisadas e serão publicadas em breve no site do ITS.
Você ainda pode compartilhar sua opinião e participar das futuras fases da Consulta. Além disso, pode continuar votando nas proposições que extraímos dessa primeira fase: Área da Saúde - Academia e Movimento Maker
bottom of page